20 anos da queda do Muro de Berlim

O Muro de Berlim foi uma barreira grande, construída pela Alemanha Oriental durante a Guerra Fria, que limitava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: a República Federal da Alemanha, conhecida como RFA, e a República Democrática Alemã, conhecida como RDA.
O Muro de Berlim foi construído no dia 13 de Agosto de 1961 durate a madrugada, com 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para cães de guarda muito ferozes. Durante os anos em que esteve edificado, milhares de pessoas fizeram várias tentativas de atravessar o Muro, tendo provocado a morte a 80 pessoas e ferido outras 112 pessoas.
No dia 9 de Novembro de 1989, o Muro de Berlim começou a ser derrubado, sendo o início da tão esperada reunião das duas Alemanhas, que formaram finalmente a República Federal da Alemanha. Desta forma, acabou a divisão do mundo em dois blocos, e assim foi o fim da Guerra Fria.
O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo reconstruído algumas partes do muro e marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido. Na 2ª feira, dia 9 de Novembro de 2009, fez 20 anos em que o Muro de Berlim foi derrubado!

Guilherme 5º6ª

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s