As mentiras de mãe…

1- Não podes entrar na água depois de comer!

É mentira, porque entrar na água para se refrescar não faz mal algum, excepto se a água estiver muito gelada ou escaldante.

O que pode ser perigoso é nadar nas 2 horas após a refeição, pois a actividade física intensa que deveria estar concentrada na digestão, faz o sangue ser deslocado para acelerar os músculos, o coração e a respiração.

2- Não podes estar perto da Televisão!

É mentira, porque a luminosidade e os raios emitidos pelo ecrã não causam danos permanentes nos olhos. O que, obviamente, pode acontecer é um cansaço ou secura do globo ocular, pois quando se está concentrado na programação a frequência das piscadas dos olhos é menor.

3- Se apanhares corrente de ar, ficas doente!

É mentira, porque até hoje nenhum estudo comprovou que os seres humanos submetidos a baixas temperaturas (as friagens) correm mais riscos de contrair gripes e constipações. Na verdade, tratam-se de doenças respiratórias causadas por vírus que se podem contrair pelo ar e/ou contacto directo entre as pessoas.

4- Não comas chocolate, faz borbulhas!

É mentira, porque a predisposição genética e as alterações hormonais comuns na adolescência e em situações de stress, é que são as principais responsáveis pelas borbulhas. Muito embora, alguns estudos associem uma dieta rica em açúcar com o aparecimento de borbulhas, não há nada específico que o responsabilize por tal facto.

5- Põe gelo nessa queimadura!

É mentira, porque o gelo em contacto com a pele também acaba por queimar. Para além disso, pode colar ou descolar a pele que protegeria o local atingido. De igual forma, deve evitar-se a administração de produtos como a manteiga e pasta de dentes.

6- Dói-te a garganta, não podes comer gelados!

É mentira, porque a inflamação da garganta é causada por vírus ou bactérias. Assim sendo, se a irritação da garganta for muito incómoda, um gelado até ajuda a aliviar a dor.

7- Se engolires a chiclete, ela cola-se ao estômago!

É meia-verdade, porque graças ao muco das paredes estomacais, a chiclete não se cola, aliás, a tendência é que seja expelida pelas fezes. No entanto, se forem engolidas em grande número podem obstruir a saída do estômago ou do intestino. Nesse caso, a cirurgia é o mais conveniente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s