Visita de estudo a Óbidos

Para se apropriarem do mundo que as rodeiam e construir conhecimento, as crianças têm que enriquecer as suas vivências.

É por meio da EXPERIÊNCIA, da OBSERVAÇÃO e da EXPLORAÇÃO de seu ambiente, que a criança constrói seu conhecimento, modifica situações, reestrutura os seus esquemas de pensamento, interpreta e busca soluções para factos novos o que favorece e muito, o desenvolvimento cognitivo da criança, principalmente, na fase pré – escolar.

As visitas de estudo são um meio privilegiado para a criança aprender, compreender,  conhecer, observar e respeitar o mundo que a cerca.  A curiosidade natural das crianças, o desejo de saber e conhecer é desde muito tenra idade uma oportunidade para a criança ser intelectualmente activa e culturalmente desperta.

Visitar museus, jardins, galerias de arte permitem à criança  ter oportunidade de contactar com novas situações e experienciar  novas vivências.

A ciência, a tecnologia, a arte são áreas que a criança só poderá vivenciar se sair da escola e contactar de perto com a  diversidade das diferentes áreas do conhecimento.

Como descobrir azulejaria, a pintura e escultura… se nunca tivermos contacto com ela? E contacto real, através da viagem aos locais onde se guardam as memórias culturais dos povos…

A cultura e acesso que temos a ela deverão ser uma prioridade na infância… pois queremos ser,   efectivamente cidadãos de pleno direito. E foi assim que o Jardim de Infância de Rio de Mouro n.º1 foi à livraria” bichinho de Conto em Óbidos. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s