Dia dos crepes- La Chandeleur

No dia 2 de Fevereiro, festeja-se em França a festa das candeias –  La Chandeleur.

 A tradição, de origem religiosa, transformou-se hoje num alegre convívio familiar à volta do famoso crepe francês.

Os Franceses têm centenas de histórias ligadas aos crepes, que surgiram no tempo dos romanos, passaram pela época dos primeiros cristãos e resistiram inalterados na sua forma e composição até aos tempos modernos.

 Em torno deles, existem engraçadas superstiçõesUma delas é tentar jogá-lo para o ar, segurando a frigideira apenas com uma das mãos, mantendo a outra ocupada com uma moeda de ouro. Se a massa cair bem, serão garantidas ao felizardo equilibrista melhores oportunidades e riqueza.

Em muitas regiões os camponeses tinham o costume de deixar um crepe aberto na cozinha para atrair sorte e afastar o fantasma da fome.

A tradição manda que se comam crepes no dia da Chandeleur para garantir uma boa safra de trigo e que a próxima colheita seja boa.

 É por isso que os professores do subdepartamento de Francês e os seus alunos festejaram,  no dia 02 de Fevereiro, uma das tradições mais antigas e ainda muito presente na sociedade francesa: La Chandeleur.

Todos (alunos, professores e funcionários) provaram os típicos e deliciosos crepes, como manda a tradição, na sala de convívio,  confeccionados pelos alunos da turma 9º7 (com a supervisão dos professores de Francês) e servidos pelos alunos da turma B do Curso de Educação e Formação – Empregado de Mesa.

Os crepes foram vendidos (50 cêntimos cada) e os lucros irão reverter a favor do projecto de apoio a crianças/jovens desfavorecidas em Moçambique, designado por Aldeia da Paz que necessita de apoio urgente a nível financeiro.

Foi um dia especial, divertido, a não esquecer!

Anúncios

2 responses to “Dia dos crepes- La Chandeleur

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s