Poisson d’ avril

En avril, des blagues mille

Se não conseguir carregar o vídeo clique AQUI.

.

Esteve em exposição no Pavilhão A da escola-sede de agrupamento uma exposição alusiva ao tema “Poisson d’avril”, iniciativa conjunta dos subdepartamentos de Francês e de Educação Visual.

Os alunos do 7º ano e do 8º ano representaram peixes de diversas espécies e em diversos materiais, dando assim forma a uma tradição francesa, própria do mês de abril que pode ser sintetizada através do ditado: “En avril, des blagues mille”.

Com efeito, é costume em França começar o mês de abril, não com mentiras, como no nosso país, mas com partidas. Estas partidas têm as mais diversas formas, sendo uma delas a que deu nome à tradição: são afixados peixes nas costas das pessoas visadas e estas circulam, sem saber, com os garridos animais em destaque. Estas práticas tradicionais parecem encontrar eco no nosso dia 1 de abril, Dia das Mentiras, e não se conhecem razões concretas muito precisas sobre a escolha do peixe, entre tantos outros elementos possíveis para a sua designação.

Para quem quer saber mais sobre “O poisson d’ avril”, ou quiser aprender a pregar partidas em língua francesa, sugerimos uma consulta ao blogue de Francês da nossa escola, no seguinte endereço:

http://franceconnaitre.blogspot.pt/search/label/F%C3%AAtes%20en%20France

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s