O Morcego

No passado dia 12 de Abril, 5ª feira, o biólogo, Luís Castro, do Parque Natural Sintra/Cascais, visitou a nossa escola, E.B. 2,3 Padre Alberto Neto, para nos informar sobre a importância dos morcegos nos ecossistemas.

A apresentação, inserida no âmbito dos conteúdos programáticos de Geografia do 9º ano (Ambiente e sociedade), em parceria com o projeto Eco-Escola, decorreu no CRE, pelas 9 horas e 50 minutos.

O biólogo explicou-nos como os morcegos são importantes na natureza e as suas funções nos ecossistemas. Uma das funções dos morcegos é espalhar as sementes das frutas, ajudando-as a crescer noutros lugares. Há morcegos que chegam a comer mais de 600 insetos por dia. Algumas espécies de morcegos polinizam as florestas, pois gostam dos néctares das flores noturnas.

Ao contrário do que se pensa, eles não nos atacam para beber o sangue, são mamíferos e não ratos voadores. São os únicos mamíferos capazes de voar e têm os seus membros superiores (mãos e braços) transformados em asas.

Os morcegos são muito importantes para o equilíbrio dos ecossistemas e, por incrível que pareça, para o ser humano também.

Ao contrário do que as pessoas pensam e dizem, os morcegos não são cegos, e até têm uma visão mais apurada que a do ser humano.Os vários tipos de morcego que existem são: insetívoros, poliníferos, frutíferos, carnívoros, piscícolas e hematófagos.

Esta apresentação serviu para mudar a nossa opinião acerca dos morcegos e de certa forma para, se por acaso encontrarmos algum, sabermos o que devemos fazer. Devemos ter cuidado com a forma como os tratamos e como agimos com eles porque, como qualquer ser sensível, eles assustam-se e isso pode alterar a sua forma natural de viver.

Daniela Nascimento  e Joana Perre

                        9º4ª

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s