A dependência da Internet: uma questão hereditária?

logo.png.pagespeed.ce.LQTxJgZLkp

Realizou-se no passado dia 11, no Estoril, um simpósio internacional sobre a intervenção e prevenção do uso indevido e do abuso das novas tecnologias de comunicação. O evento foi promovido pelo Cadin, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil e contou com intervenções de psicólogos, médicos e educadores provenientes de países como Itália, França, Espanha e Dinamarca.

Para além dos coordenadores do Cadin,  o simpósio contou ainda com a participação da jornalista Bárbara Wong do Jornal O Público e de Cristina Ponte do Departamento Ciências da Comunicação da FCSH – UNL, Coordenadora do projeto EU Kids Online.

As intervenções debruçaram-se sobre o novo paradigma de socialização que a dependência das novas tecnologias cria nas crianças e nos jovens, sendo equacionada a possibilidade de os comportamentos aditivos poderem fazer parte de patologias aditivas de origem nervosa, uma espécie de “vício sem substâncias psico-ativas”. Acredita-se mesmo que a tendência para o uso compulsivo da net pode ser hereditária, pelo que a prevenção, nestes casos, passa por uma série de medidas que vão para além da intervenção de pais e educadores.

Para os intervenientes, este processo de dependência ou de adição pode constituir-se como um obstáculo à socialização e, o que constitui uma nova liberdade para muitos jovens,  representa todo um novo conjunto de receios e desafios para os educadores. As novas tecnologias da comunicação vieram, assim, levantar questões e, eventualmente, gerar novos problemas. São exemplos destes as “novas” adições “sem substâncias”, as “novas” formas de invasão ou perda de privacidade, o “cyberbullying”, a insinuação a coberto do anonimato.

A falta de formação de pais e educadores é, contudo, fortemente limitadora da sua capacidade de intervenção. Verdade é que, para nos protegermos da “web” há que, inevitavelmente, saber usar a “web” de forma prevenida.

Este simpósio constitui-se como o ponto de partida de um projeto de intervenção alargado, em rede, a nível nacional, nos domínios da prevenção e da formação para a utilização correta das novas tecnologias da comunicação.

Comemora-se no dia 5 de fevereiro em todo o mundo o Dia da Internet Segura. O MOURO deixa aqui alguns endereços úteis que ajudam à compreensão e prevenção dos problemas inerentes ao uso desprevenido da Internet.

Endereços úteis:

http://www.internetsegura.pt/

http://www.cadin.net/

http://www.cadin.net/sem-categoria/simposio-internacional-web-prevention-prevention-web/

http://www.seguranet.pt/blog/

https://omouro.wordpress.com/seguranca-na-internet/

https://omouro.files.wordpress.com/2012/02/redes-sociais.pdf

http://www.seguranet.pt/tiras-seguranet

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s