A Corrupção

     

“Corrupção” vem do latim (corruptus), que significa “quebrado em pedaços”.

O verbo “corromper” significa “tornar-se podre”.

Segundo a Wikipédia, nos nossos dias, a corrupção é o ato ou efeito de corromper alguém com poder de decisão, para obter vantagem nos negócios. Ou seja, é o ato de subornar os funcionários que tomam decisões importantes na vida das pessoas. Esta ação criminosa é ilegal, porque favorece uma pessoa e prejudica outras em igualdade de circunstâncias. É tirar vantagem do poder atribuído. 

Portugal mantinha em 2013 o 33.º lugar no Índice de Perceção da Corrupção da organização de Transparência Internacional, segundo Paulo Morais, em declarações à agência Lusa.

Na Assembleia Nacional portuguesa, dos 230 deputados, 30 por cento, por conseguinte 70, são administradores ou gestores de empresas que têm diretamente negócios com o Estado, conforme denunciou Paulo Morais, num debate sobre corrupção organizado pelo grupo cívico-político Porto Laranja, afeto ao PSD.

A magistrada Maria José Morgado apontou a apatia da sociedade civil, o sigilo fiscal e o segredo bancário como factores “para não haver um verdadeiro combate à corrupção”.  No seu discurso no I Congresso sobre a Democracia em Portugal, Maria José Morgado considerou ainda que “a sociedade civil tem de exigir à Polícia Judiciária, ao Ministério da Justiça e ao Procurador Geral da República, Souto Moura, estatísticas, estudos, diagnósticos e resultados sobre o combate à corrupção”.

Para alguns sociólogos, a corrupção é caracterizada pela incapacidade moral dos cidadãos em assumirem compromissos voltados para o bem comum. Quer isto dizer que  os cidadãos corruptos são incapazes de fazer coisas que não lhes tragam uma gratificação pessoal. As pessoas envolvidas em situação de suborno (em Portugal diz-se “luvas”) são os árbitros, os juízes, os polícias, os políticos, os funcionários públicos e os governantes. 

Fomos investigar e descobrimos que a Finlândia é um dos países no mundo com menos corrupção. Entre os países onde existe mais corrupção estão os países africanos e do Médio Oriente.

A lista dos dez países mais corruptos do mundo em 2014 mostra que estes países também são os mais pobres do mundo e que existe lá fome, miséria e guerra. Parece que a falta de condições e a pobreza estão relacionadas com a corrupção que lá existe: a Somália é o país mais corrupto do mundo, segundo a lista que consultamos.

Haiti um dos países mais corruptos do mundo

O Haiti é o 10º país mais corruto do mundo em 2014

Fontes da notícia:

http://www.publico.pt/portugal/noticia/bruxelas-diz-que-portugal-nao-tem-estrategia-contra-a-corrupcao-1622176

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=2927745

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3566249

http://top10mais.org/top-10-paises-mais-corruptos-do-mundo/

Clube de Jornalismo

Carina  Mascarenhas 5º C

Mónica Neves 5º C

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s