Paulo Filipe Morgado Borges, nascido em Oiã, numa terrinha de Aveiro, nasceu no dia 9 de Dezembro de 1995, mais conhecido como Wuant, é um cantor, rapper, streamer e youtuber português que conta com 4 milhões de subscritores e mais de 1 milhão de visualizações.

Ficou conhecido pelos seus vídeos de humor, jogos, partidas e desafios, assim como por ter participado do projeto Casa dos YouTubers. Atualmente, faz transmissões na Twitch e músicas usando o pseudónimo Blueyes.

Biografia

Paulo Filipe Morgado Borges apenas em 2009, que inicia a sua carreira no YouTube com vídeos em inglês sobre o game Counter-Strike, porém é apenas em 2012 que lança o vídeo de Minecraft que começaria a sua carreira em português na plataforma.

Carreira

Em 2015, Wuant obtém destaque a nível nacional ao aparecer juntamente com D4rkFrame no programa Curto Circuito da SIC Radical.

Em abril de 2017, com a criação da Casa dos YouTubers, juntamente com D4rkFrame, SirKazzio, Pi, Dant, Gato Galático, Windoh e Nuno Moura, através deste projeto alcançaram milhões de visualizações assim como patrocinadores e projeção ao nível de canais de televisão. A mesma dar-se-ia como terminada no final de março de 2018, aquando dos últimos três listados juntamente com Paulo serem os únicos habitantes da vivenda em Alcochete.

Entre abril de 2018 e 2020, participou em outras atividades sendo as de maior destaque uma época em que morou nos Estados Unidos e a casa dos Upload.

Em 2022, regressa à produção de conteúdo digital com a Twitch e com um novo canal no YouTube, o “Clips do Wuant”, que consiste em cortes das transmissões do canal anterior.

Carreira musical

A setembro de 2020, lança “Melhor ou Pior”, sendo esta a responsável pelo seu início profissional na indústria da música, o próximo passo dado pelo mesmo foi o início dos Blueyes, uma banda com Foxxy, colega que conheceu durante a pandemia de COVID-19 através do DJ Diego Miranda e em colaboração com a Warner Chappel, juntos já lançaram músicas como “Anxiety”, “Somebody” e “The Otherside”, e chegaram a atuar a 26 de junho de 2022 no Palco Galp Music Valley no Rock in Rio.

Coleções de roupa

Wuant lançou duas coleções de roupa, tendo a primeira sido a “YAH!” e a segunda a “F’ART

Vida pessoal

Esteve num relacionamento durante cinco anos e meio com a youtuber Owhana até fevereiro de 2020.

Revelou numa entrevista ter lidado com depressão e ansiedade durante a pandemia de COVID-19.

Controvérsias

Artigo 13

Lança a 26 de novembro de 2018 um vídeo no seu canal a condenar o Artigo 13, que acabaria por gerar várias reações dos seus fãs, críticas da comunicação social e uma resposta da representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, Wuant faria mais tarde um outro vídeo como resposta às reações anteriores.

Promoção de sites ilegais de apostas

Em 2019, a Rádio Renascença divulga uma investigação na qual acusa Wuant e outros dos youtubers mais populares em Portugal de fazerem vídeos a promover sites ilegais de aposta, algo que de acordo com a emissora é punível com 5 anos de prisão. Outra das críticas deveu-se ao público jovem dos

Término de relacionamento

Em 2019, a Rádio Renascença divulga uma investigação na qual acusa Wuant e outros dos youtubers mais populares em Portugal de fazerem vídeos a promover sites ilegais de aposta, algo que de acordo com a emissora é punível com 5 anos de prisão. Outra das críticas deveu-se ao público jovem dos mesmos.

Término de relacionamento

A 27 de fevereiro de 2020, publica um vídeo no seu canal a explicar o término da relação com a também youtuber Owhana, o mesmo gerou reações negativas de celebridades como Ana Garcia Martins, Jessica Athayde, Nuno Markl, entre outros, as críticas vieram em relação á atitude descontraída e em tom de brincadeira de Wuant enquanto a sua namorada se encontrava a chorar, o mesmo acabaria por privar o vídeo e se desculpar pelo ocorrido

Como Wuant

Álbuns

  • FORA DE SERVIÇO (2019)

Singles

  • CARNIFICINA (2019)
  • More Power (2020)
  • MELHOR OU PIOR (2020)
  • Zed: O Rap (2022)
  • Lado Bom de um Fim (2023)

Como Blueyes

Álbuns

  • The Otherside (2022)

Singles

  • Somebody (2021)
  • Anxiety (2021)
  • The Otherside (2021)
  • Not Long Ago (2022)
  • Sympathize (2022)
  • KILLER (2023)

Rodrigo Fernandes 9ºE º23