Pensa nalguns objetivos para seres mais saudável!

– Devemos reconhecer e promover uma vida saudável!

– Devemos desenvolver o sentido da responsabilidade de cada um na promoção da saúde da comunidade!

– Devemos promover a ideia de uma vida saudável como um direito da Humanidade…

Pensa connosco …

Por exemplo, a obesidade e a fome são problemas que, cada vez mais, afetam o nosso MUNDO!

– Os desequilíbrios e os excessos na nutrição representam, nos nossos dias, alguns dos maiores problemas da humanidade…

– Nos países desenvolvidos, os novos estilos de vida modificaram os hábitos alimentares. A refeição tradicional está a ser substituída por comida “fast food”, alimentos enlatados, pré-cozinhados, refrigerantes, bolos, etc…

– Apesar dos cuidados que se vão tendo com estes alimentos, ainda se ingerem, em excesso, gorduras, sal e açúcar, que provocam o aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes, arteriosclerose e obesidade, ou seja, dão origem a doenças muito graves.

– Por outro lado, uma grande parte da população mundial passa fome, não ingerindo a quantidade mínima de alimentos indispensáveis à sua sobrevivência.

Ficam aqui alguns conselhos:

1- Evita uma vida sedentária …caminha todos os dias e faz desporto!

2- Mastiga bem os alimentos e come várias vezes ao dia (nunca passes mais de três horas sem te alimentares, mas come pouco de cada vez). Mas não te esqueças de lavar bem as mãos, sobretudo antes das refeições e trata da tua saúde oral.

3- Evita produtos altamente calóricos, tais como: bolos, guloseimas, refrigerantes, margarinas, leite e queijos gordos, carnes gordas, salsichas, enchidos, etc…

4- Segue os princípios da RODA DOS ALIMENTOS.

5- Em vez dos fritos, opta pelos cozidos e grelhados. Utiliza mais o azeite no tempero dos alimentos.

6- Evita o sal e bebe muita água fora das refeições.

7- Não desanimes! Não te esqueças que não adianta saltar refeições e sentir fome. Aconselha-te com um nutricionista ou fala com o teu médico de família…

Em jeito de conclusão …

– DEVES SABER O QUE COMES …

– MEXE -te pela tua SAÚDE!

– Além dos conselhos acima mencionados, não te tornes dependente da Tecnologia (videojogos, internet, telemóvel, etc…). O excesso do seu uso limita o desenvolvimento e o treino das competências sociais e de autonomia, para além dos problemas visuais e da coluna vertebral.

Daqui a dez anos, se fores cuidadoso, responsável e preservares o ambiente (a poluição prejudica a saúde), serás um cidadão mais saudável e feliz.

Texto Coletivo do 5 º A ,B, C ,D Cidadania Março 2021.

Edição de Beatriz Batalha