No início do século XIX o povo português vivia, de certo modo, isolado tendo em conta as más estradas e os transportes antiquados que desencorajavam qualquer destemido viajante.
Na verdade, só na segunda metade do século XIX se deram, em Portugal, os primeiros progressos, a modernização nas vias de comunicação e respectivos meios de transporte. Para isso contribuiu em larga escala a obra de Fontes Pereira de Melo, que encetou uma política de desenvolvimento do país. A política fontista incrementou a rede viária e ferroviária, o desenvolvimento da indústria, o crescimento económico, contribuindo para a modernização do nosso país.
Os principais melhoramentos consistiram em:
1823 – foi criada a carreira entre Lisboa e Porto em barco a vapor.
1853 – verificou-se a utilização de selos e postais.
1856 – ocorreu a inauguração da linha de caminho de ferro – Lisboa – Carregado.
1856 – foi inaugurado o telégrafo eléctrico.
1858 – foram criadas as primeiras carreiras regulares a vapor, entre Portugal e Espanha.
1861 – foi inaugurada a linha férrea do Barreiro a Setúbal.
1863 – foi inaugurada a linha férrea até Évora e a ligação com Espanha.
1864 – foi inaugurada a linha férrea do Norte até Gaia e do Sul até Beja.
1870 – foi inaugurada a ligação entre Portugal e Inglaterra por cabo submarino.
1873 – foi inaugurada a linha férrea em Estremoz.
1874 – foi inaugurado o transporte público “O Americano”.
1877 – foi construída a ponte D. Maria Pia.
1877 – foram inauguradas as primeiras comunicações telefónicas experimentais.
1882 – foi inaugurada a linha férrea da Beira Alta e do Minho.
1882 – foram inauguradas as primeiras redes telefónicas.
1887 – foi inaugurada a ponte D. Luís, a linha férrea do Douro, a Companhia dos Telefones e a linha férrea até Faro.
Andreia Silva, nº5, 6º7ª
ta boe fixe
tem pouca informaçao mas ta bom
a informação é pouca mas explica muitas coisas sobre o transporte e comunicação no século XIX
muito bom mas podia ter mais explicações