Natal em Cabo Verde

Onde eu nasci o Natal é assim: à noite preparávamos as coisas do Natal; de manhã apanhávamos uma panela e um pau , batíamos um contra o outro e íamos porta a porta buscar comida. A seguir, juntávamos as coisas e cozinhávamos tudo numa panela grande e depois davam às crianças 200 escudos para comprar presentes e também davam comida aos miúdos e distribuíma comida em todas as casas na nossa aldeia. A nossa comida de Natal era peixe com mandioca e azeite. Depois, à noite, dançávamos e acendíamos uma fogueira e saltávamos em cima do fogo, para as pessoas doentes melhorarem. Se eu pudesse mudar o Natal de toda a gente, eu comprava presentes para todos que não têm possibilidades para os comprar.

Ermis, nº 10 – 7º 4ª

 

 O Natal é uma das festividades mais importantes em Cabo Verde, onde as celebrações têm um grande pendor religioso, cujas origens têm as suas raízes na colonização portuguesa. No entanto, o aspecto mais importante e que prevalece é o da festa da família, oportunidade para o regresso dos emigrantes e dos estudantes, que voltam a sua ilha para comemorar o Natal com os pais, avós e outros familiares. Um dos aspectos mais importantes da véspera de Natal é a consoada. Na noite de 24 de dezembro é servida uma ceia especial, depois da missa do galo, que é preparada geralmente durante todo o dia. Nos centros urbanos das ilhas come-se o bacalhau, geralmente cozido com legumes, bem como o perú assado no forno. Outro prato preferido, especialmente nas zonas rurais, é o cabrito, chamado cabritada. São também bastante populares os bolos, os doces de coco e de leite, acompanhado com o grogue e o ponche.

Jaquilino Moreno, EFA B3C, Dez. 2011

O Natal … longe da Guiné …

O Natal é um dos dias mais maravilhosos para os cristãos. É o dia do nascimento de JESUS Cristo! Sinto-me alegre no dia de Natal porque é um dia de convivência com os amigos e com os familiares. Naquele dia comemos vários tipos de pratos típicos preferidos. No dia de Natal comemos caldo de chobem, de palma, caldo de amendoim. Nesse dia os meus amigos vêm de vários locais e trocamos prendas, dançamos e ouvimos músicas tradicionais.

António Mam, EFA B3C, Dez. 2011

 O Natal da minha infância …

Quando eu era pequenina o Natal era muito giro! Uma semana antes do Natal, eu e os meus irmãos fazíamos a árvore de Natal. No dia 24 de dezembro, a minha mãe ia às compras, ao Porto. Quando ela chegava das compras era um dia feliz, porque era o único dia do ano que comíamos aquelas coisas tão boas!

Na véspera do dia de Natal à noite, comíamos bacalhau com batatas e couves! No dia 25 de dezembro de manhã, quando todos os meus irmãos se levantavam, íamos para a cama dos meus pais. Então, era nesse dia de manhã que se comiam as coisas boas: queijo, amendoim, aletria, filhós e um copo de vinho do Porto.

À hora do almoço comia-se roupa velha, que eram os restos das batatas, do bacalhau e das couves da véspera. Assim era o Natal da minha infância.

Procópia Ferreira, EFA B3C, Dez. 2011

 O Natal da minha infância, em Cabo-Verde


Eu sou a Verónica, sou católica e sou natural de Cabo-verde! Na noite do Natal festejamos com a família, comemos pratos tradicionais e depois ficamos a dançar até amanhecer. É um Natal cheio de alegria e harmonia. Eu tenho este Natal na memória!

Verónica Cardoso, EFA B3C, Dez. 2011

Natal

O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, filho de Deus, sendo actualmente uma das festas católicas mais importantes, que se comemora todos os anos, onde a família se junta para comemorar o dia e faz a receitas natalícias tais como: Aletria, Bacalhau da consoada, Bolo Rei, Broas de Natal, Filhós, Pudim de Natal, Rabanadas, Sonhos, Sopa Doce, Vinho do Porto Quente e roupa velha.

Também as crianças mandam cartas ao Pai Natal, a pedir os seus presentes e à noite, em troca, deixam-lhe bolachas ou biscoitos com leite. Também temos as trocas de prendas entre a família e amigos, como a que faça no trabalho.

Ana Maria Geremias, EFA B3C, Dez. 2011
 

 O Natal

 O Natal é uma época festiva para todas as famílias. Pessoalmente gosto muito; não me canso de ficar horas na cozinha, para confecionar os doces e pratos da época. Nessa noite, eu e a minha filha vamos sempre para casa de familiares ou amigos! Como há sempre crianças, levamos umas pequenas lembranças para eles; muitas vezes feitas pela Cátia, a minha filha. Há nove anos para cá têm sido os melhores Natais da minha vida!

Lúcia de Jesus Candimba, EFA B3C, Dez. 2011

O Natal 

O Natal é um dia muito feliz! O Natal é um dia de muita alegria! O Natal é um dia de festinha! Gosto muito do Natal porque tem bacalhau! Gosto de estar com a minha família e os meus amigos; nós gostamos de dançar até ao outro dia de manhã. No dia de Natal recebemos muitas prendas da família!

 Aquilino Furtado, EFA B3C, Dez. 2011

O Natal 

Natal é tempo de dar e receber,

Tempo de partilhar,

O Natal é tempo de pedir perdão,

De reconciliar.

De deixar para trás o que foi mau.

Também é tempo para parar,

E pensar naquele menino que nasceu numa manjedoura,

Que cresceu e se tornou o salvador do mundo,

Que deu a sua vida por cada um de nós!

Sem ele o Natal nunca existiria,

Mas não é só no Natal que temos de pensar nele.

Temos que pensar nele todo o ano, a todo o momento e,

Principalmente, amá-lo!

Amo-o quando ajudo o meu próximo!

Quando dou um pouco de mim a quem precisa!

O Natal é o ano todo, quando faço o bem!

Natal não é só no dia 25 de Dezembro …

Paremos um pouco de pensar em nós mesmos,

De lamentar os nossos problemas,

Deixemos de lado o nosso “eu”, e pensemos nos outros.

Aqueles que dormem nas ruas, que apanham comida no lixo.

O que nós deitamos fora no lixo é uma refeição ou, até mesmo,

a única refeição que eles têm naquele dia.

Natal é fazer alguém feliz!

Dioclides Mendes, EFA B3C, Dez. 2011