O Natal é comemorado em quase todo o mundo. Apesar de ser uma festa católica, também celebram a data do nascimento de Jesus países com outras religiões. E mesmo nas zonas onde o Natal não tem qualquer significado religioso, já começa a haver festa, graças à globalização das tradições natalícias.
Eis, então, algumas excepções:
Israel–Os Judeus não comemoram o Natal. Nesta época do ano, os Judeus lembram as vitórias contra a opressão, a discriminação e a perseguição religiosa. Por isso, para eles, Dezembro também é um mês de festa.
Na noite de Natal, de 24 para 25 de Dezembro, enquanto os cristãos festejam o nascimento de Jesus, os Judeus comemoram o Hanukah, que em hebraico, a sua língua, significa “festa das luzes”. Esta data marca a vitória dos Judeus sobre os gregos, há dois mil anos, numa batalha pela liberdade de poderem seguir a sua religião.

Países Muçulmanos–A religião islâmica (ou muçulmana) também tem Jesus Cristo como um dos seus cinco principais profetas (os outros são Abraão, Noé, Moisés e Maomé, este a principal figura do islamismo, a quem teria sido revelado o Alcorão, o livro sagrado da religião). Jesus é citado dezanove vezes no Alcorão e a Virgem Maria, sua mãe, também.
Mas, ao contrário das religiões cristãs, onde Jesus é o Messias, o enviado de Deus, o islamismo dá maior importância a Maomé, profeta que viveu depois de Jesus, e que para eles veio completar a mensagem de Jesus e dos outros profetas.
Os muçulmanos têm uma relação de respeito para com o Natal, mas a data não é considerada sagrada para o seu povo.

Países orientais– Apesar do Natal e do Ano Novo nada significarem para as religiões orientais — China, Japão ou Índia — , que adoram deuses diferentes e têm, também, um calendário onde o Ano Novo só acontece em Fevereiro, eles já começaram a comemorar estas datas cristãs. Por isso, festejam por duas vezes – as festas deles e as nossas.

Japão – O xintoísmo é a sua religião. Os deuses são elementos e seres da natureza. O Ano Novo é comemorado na data do calendário ocidental e também no japonês, enquanto a fundação do Japão é festejada em Novembro.

Índia – O hinduísmo é a religião mais praticada por este povo. As mais importantes celebrações do hinduísmo são a Durga Puja, o Dasara, o Ganesh Puja, o Rama Navami, o Krishna Janmashtami, o Diwali, o Holi e o Baishakhi.
O Durga Puja é a festa da energia divina. Já o festival de Ganesh é celebrado nos estados do sul da Índia, com danças alegres e cantos. O Diwali é o “festival das luzes” em que em cada casa, em cada templo são colocadas milhares e milhares de luzes, acesas toda a noite. O significado destas festas é adorar a Energia Divina. Há também festas parecidas com o Natal, tais como, Rama Navami e Krishna Janmashtami. O Rama Navami é a celebração do nascimento de Rama. O Krishna Janmashtami é o aniversário de Krishna.

China – O budismo é a religião mais popular neste país. Apesar de os budistas não comemorarem o Natal, na China fazem decorações de Natal com muitas lâmpadas e músicas natalícias.
A data mais comemorada na China é o Ano Novo Chinês. O calendário, diferente do nosso, prevê que o próximo Ano Novo Chinês seja no dia 7 de Fevereiro.
O taoísmo é a outra grande religião chinesa. Não celebram o Natal. Mas têm inúmeras datas para comemorar o nascimento dos seus grandes mestres. O Ano Novo Chinês, tal como no budismo, é a data mais comemorada para os taoístas.

Carolina Galvão Nº5 ANO/TURMA-6º5ª